Pular para o conteúdo principal

RANKING NORTE CATARINENSE DE MONOTIPOS - Regulamento 2018

1. Classes:
  • Laser
  • Laser 4.7
  • Dingue
  • Hobie Cat 14
  • Multicasco (HC16, SC17, Tomcat17, Acat)
  • Especial 1 (Holder, Magnum 422, Byte, Hobie 3.9, Mistral, Europa etc)
  • Especial 2 (Oday12, Laser Vago, 420, 470, Snipe, Sharpie, Day Sailer etc)
  • Shellback
  • Optimist
Obs: Os monotipos inclusos na especial que ao apresentarem 03 ou mais barcos, poderão, a desejo da maioria dos seus componentes e/ou decisão da diretoria, formar a classe.

2. Pontuação: sistema de pontuação linear - ISAF

A pontuação será feita por pontos perdidos, correspondentes à classificação na etapa.
Ex: O barco colocado em 1o. lugar perde 01 ponto, em 2o. lugar 02 pontos, em 3o. lugar 02 pontos.
(DNF) Os barcos que passarem pela linha de largada e não cruzarem a linha de chegada, perderão o nº de pontos correspondente ao número de barcos da mesma classe que largaram + 01 ponto.
Ex: Se na classe Laser largaram 4 barcos e apenas 3 cruzarem a linha de chegada o barco que, por ventura, tenha quebrado ou desistido, ou por qualquer outro motivo, perderá 4 pontos + 01 = 5 pontos.
(DNS) Os barcos que não participarem da regata, sem cruzar a linha de largada, perderão o nº de pontos correspondente ao número de barcos da mesma classe que participam do ranking + 02 pontos.

3. Descartes:

Poderá ser descartado o resultado de duas regatas.

4. Desempate:

1º. – Maior número de 1º lugares, maior número de 2º lugares, etc...
2º. – Resultado da última regata.

5. Premiação:

Serão premiados no final do ano, o 1o, 2o e 3o colocados do ranking que tenham participado de no mínimo 6 regatas.

Comentários

Em destaque

Código Morse no modo fácil

Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado