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Aviso de Regata: 10ª Regata de Zimbros - 11/03/2017

LOCAL: Praia de Zimbros, Bombinhas, canto esquerdo da praia (próximo ao galpão da secretaria de pesca do município). Acesso pela Rua Rio Itajaí Açu. 

Regata válida para o ranking 2017 de Monotipos.

REGRAS: A regata será disputada segundo as regras da ISAF.

CLASSES: Laser, Laser 4.7, Holder, Magnum 422, Hobie 3.9, Dingue, Oday12, Laser Vago, DaySailer, 420, 470, Snipe, Byte, Mistral, HobieCat 14 e 16, Hobie Cat 14 Dinocat, SuperCat 17, Acat, Optimist, Shellback.


PREMIAÇÃO: Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe. 

INSCRIÇÕES: R$40,00 por velejador e R$30,00 por acompanhante com direito a frutas, agua e almoço (solicita-se aos participantes trazer pratos e talheres próprios, aos esquecidos sera fornecido prato e talheres descartáveis)

LARGADA: Entre bóia e Barco da Comissão de Regata às 13:00 horas .

PROGRAMAÇÃO:
12:00 – Reunião com os velejadores
13:00 – Largada 1ª regata
16:00 – Confraternização
17:00 – Premiação.

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: Cabo de desvirar para multicascos, cabo de reboque, relógio para cronometrar a largada e colete salva-vidas.

RESPONSABILIDADES: A organização do evento não se responsabilizará, em nenhuma circunstância, por qualquer dano material e/ou pessoal ocorrido com as embarcações e seus tripulantes. É OBRIGATÓRIO O USO DE COLETE SALVA-VIDAS. 

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Código Morse no modo fácil

Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado