Pular para o conteúdo principal

Saiba o que significa a quantidade de chuva (em mm/h) nas tabelas de previsão do tempo

Do ponto de vista da intensidade, as chuvas podem ser (segundo REICHARDT, 1986):
Chuva fraca: até 2,5 mm/h (0,098 in/h). Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis. Neste grupo tem-se a garoa (precipitação uniforme, de gotículas de diâmetro inferior a 0,5 mm e muito numerosas).
Chuva moderada: de 2,5 mm/h (0,098 in) a 7,5 mm/h (0,30 in/h). As gotas isoladas são dificilmente observáveis. Formação relativamente rápida de poças d'água.
Chuva forte: intensidade superior a 7,5 mm/h (0,30 in/h). A chuva parece cair em lençóis, não sendo possível identificar gotas isoladas. Observa-se formação rápida de poças dágua. A visibilidade é prejudicada.

Comentários

Em destaque

Código Morse no modo fácil

Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado