Pular para o conteúdo principal

Aviso de Regata: Regata da Marinha em São Francisco do Sul - 07/12/2013

   



REGATA DA MARINHA – GRUPO I - MONOTIPOS

Prova válida para o Ranking Monotipos 2013


REALIZAÇÃO: Delegacia da Capitania dos Portos de Santa Catarina em São Francisco do Sul e Joinville Iate Clube.

REGRAS: A regata será disputada segundo as regras da ISAF.


CLASSES: Laser, Holder, Magnum 422, Hobie 3.9, Dingue, Oday12, Laser Vago, Day Sailer, 420, 470, Snipe, Byte, Mistral, HobieCat 14 e 16 e SuperCat 17, Prancha a Vela, Shelback e Optimist (vide observações na Programação para Shelback e Optimist).


MONTAGEM DOS BARCOS: A organização sugere que os barcos sejam montados na Praia do Marquinhos, em São Francisco do Sul, nas imediações do Zuru’s Bar.

PERCURSO: TRAPEZOIDAL  (APROX. 9 MILHAS  - Exceto para Shelback e Optimist)
Será montado o portão de partida em frente a Delegacia da Capitania dos Portos - Centro Histórico – São Francisco do Sul / SC. A prova seguira em direção ao Capri Iate Clube, contornara a marca 1 por bombordo nas proximidades da coroa grande, seguira em direção a Ponta do Barbosa aonde contornara a marca 2 também por bombordo, e após seguira em direção a Vila da Gloria, contornando a marca 3 também por bombordo e retornando enfim ao portão de chegada de volta a Delegacia da Capitania dos Portos.

Posição estimada das marcas:
Marca 1 : S26 12.210 W48 36.534
Marca 2 : S26 11.577 W48 37.859
Marca 3:  S26 13.393 W48 39.647
Chegada : S26 14.663 W48 38.658
* As marcas do percurso poderão sofrer variações de até 0,5 mn na sua localização



***IMAGEM MERAMENTE ORIENTATIVA


Observações: Monocascos e multicascos devem seguir a seqüência Partida – Marca 1 – Marca 2– Marca 3 – Chegada. Os mapas têm caráter orientativo.


PREMIAÇÃO: Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, em coquetel oferecido pelo Joinville Iate Clube, que será realizado após a prova, nas dependências da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul.


INSCRIÇÕES:  Sem custos aos participantes. Favor preencher a ficha anexa e encaminhar para o e-mail esportes@joinvilleiateclube.com.br, observando os itens de preenchimento obrigatório.

As inscrições deverão ser feitas até as 14:00 horas do dia 06/12/2013.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES PARA BARCOS SEM NUMERAL NA VELA.

PROGRAMAÇÃO:  07/12/2013 (SÁBADO) 12:00 horas: Início do procedimento de Partida. A partida será dividida em três grupos, sendo o GRUPO I composto pelos veleiros Monotipos, o GRUPO II composto pelos veleiros de oceano e GRUPO III especificamente os veleiros Shelback e Optimist (iniciantes). Os veleiros do GRUPO I largarão em primeiro lugar, e em seguida a Comissão de Regata efetuará o procedimento para a largada do GRUPO II e por último o Grupo III.

OBSERVAÇÃO: Os veleiros do GRUPO III – Shelback e Optimist farão percurso especial a ser determinado pelos instrutores da Escola de Vela do JIC, nas imediações da Delegacia da Capitania.

TÁBUA DE MARÉ: SAB 07/12/2013
10:28
0.4
13:56
1.4
17:09
0.5
20:19
1.2

PROCEDIMENTO DE LARGADA:
           
SINAL                        BANDEIRA E SINAL SONORO                                        TEMPO


Atenção
Sobe bandeira AMARELA
e um sinal sonoro
5 minutos

Preparação
Sobe bandeira PAPA
e um sinal sonoro
4 minutos

Um Minuto
Bandeira PAPA arriada e um sinal sonoro        
1 minuto

Largada
Bandeira AMARELA arriada e um sinal sonoro
0 minutos

Chamada
Individual
Se algum barco largar prematuramente a comissão de reagatas, logo após o sinal de partida, subirá a bandeira X-RAY com um sinal sonoro.
O veleiro que queimar a largada deverá retornar e partir novamente.                                                                     


Chamada
Geral
Se a Comissão de Regatas não conseguir anotar todos os barcos que partiram prematuramente, ou por algum erro no procedimento de partida, a Comissão de Regatas pode subir a bandeira 1ª Substituta com dois sinais sonoros, logo após o sinal de partida, cancelando a partida.                                                                      


PROGRAMAÇÃO:        11:00 – Reunião com os velejadores – Praia do Marquinhos
12:00 – Largada da regata Monotipos
                                   17:00 – Confraternização (estimado)
                                   17:00 – Premiação (estimado)

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: Cabo de desvirar para multicascos, cabo de reboque, relógio para cronometrar a largada e colete salva-vidas.

RESPONSABILIDADES: A Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, o Joinville Iate Clube,e a organização do evento, não se responsabilizam por danos físicos nos tripulantes dos barcos, e danos materiais nos barcos participantes, que devem se enquadrar nas normas da Diretoria dos Portos e Costas do Ministério da Marinha, sendo que a responsabilidade pela decisão de participar da regata e ou de continuar na regata pertence exclusivamente ao competidor. É obrigatório o uso de colete salva-vidas.

Horst Dieter Hardt


Diretor de Esportes – Joinville Iate Clube

Comentários

Em destaque

Código Morse no modo fácil

Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado