Pular para o conteúdo principal

Aviso de Regata: Circuito de Vela de Porto Belo - 02/11/2013

Regata válida para o ranking 2013 de Monotipos.

LOCAL: Junto ao Pier Municipal. Chegando à praça no centro de Porto Belo virar à esquerda e ir até a praia. (terá uma faixa indicando a direção)

REGRAS: A regata será disputada segundo as regras da ISAF.

CLASSES: Laser, Holder, Magnum 422, Hobie 3.9, Dingue, Oday12, Laser Vago, Day Sailer, 420, 470, Snipe, Byte, Mistral, HobieCat 14 e 16, SuperCat 17, Tom Race 17, Prancha a Vela, Optimist, Shellback.

PREMIAÇÃO: Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe.

INSCRIÇÕES: R$20,00 por velejador e R$20,00 por acompanhante.

PROGRAMAÇÃO:
11:00 – reunião dos comandantes
12:00 – largada 1ª regata (estão previstas três regatas para o dia
17:00 – premiação e encerramento.

PROCEDIMENTO DE LARGADA:
           
SINAL
BANDEIRA E SINAL SONORO
TEMPO
Atenção
Sobe a Bandeira Amarela e um Sinal Sonoro (BUZINA)
5 Minutos
Preparação
Sobe a Bandeira Papa e um Sinal Sonoro (BUZINA)
4 Minutos
1 ( um ) Minuto
Bandeira Papa Arriada e um Sinal Sonoro (BUZINA)
1 Minuto
Largada
Bandeira Amarela Arriada e um Sinal Sonoro (BUZINA)
0 Minutos

Chamada Individual: Se algum barco largar prematuramente, a Comissão de Regatas, logo após o sinal de partida, subirá a Bandeira  X-Ray com um sinal sonoro. O barco que queimar a largada deverá retornar e partir novamente. 

Chamada Geral: Se a Comissão de Regatas não conseguir anotar todos os barcos que partiram prematuramente, ou por algum erro no procedimento de partida, a Comissão de Regatas pode subir a bandeira 1ª Substituta com dois sinais sonoros, logo após o sinal de partida, cancelando a largada.

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS: Cabo de desvirar para multicascos, cabo de reboque, relógio para cronometrar a largada e colete salva-vidas.

RESPONSABILIDADES: A organização do evento não se responsabilizará, em nenhuma circunstância, por qualquer dano material e/ou pessoal ocorrido com as embarcações e seus tripulantes. É OBRIGATÓRIO O USO DE COLETE SALVA-VIDAS

Comentários

Em destaque

Código Morse no modo fácil

Desenvolvido por Samuel Morse em 1835, o Código Morse é um código binário, usado para se enviar mensagens usando apenas uma combinação de pontos, traços e espaços, que representam as várias letras do alfabeto, números, e sinais de pontuação. O Código Morse permite que possamos nos comunicar através de várias maneiras. Seguem alguns exemplos que podem ser usados no mar: Som (usando apitos e buzinas) Luz (com uma lanterna) Ondas eletromagnéticas (através de um rádio transmissor) Seguem 2 tabelas que você pode colar em um lugar estratégico no seu barco, facilitando o uso do código: A primeira é a de recepção : você inicia com os seus olhos no START e vai acompanhando os pontos (dit) para a esquerda ou traços (dah) para a direita, até chegar na letra transmitida. A segunda tabela é a de transmissão : as letras e números estão em ordem alfabética, de cima para baixo, de um modo que você às encontra facilmente. Aí é só transmitir os pontos (dit) e traços (dah) indicado